sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Servidores vão à Justiça contra cortes no TJRN e ameaçam greve


Em

Sindicato planeja assembleia para discutir cortes que atingiram vencimentos dos servidores. Possibilidade de greve está entre as reações.

PORTAL NO AR


Por Dinarte Assunção
Servidores vão recorrer ao pleno do TJRN.
Servidores vão recorrer ao pleno do TJRN.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte (Sisjern), Bernardo Fonseca, anunciou que a categoria vai reagir às medidas de austeridades adotadas pelo novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, que, nesta sexta-feira (9), revelou que os cortes de despesas a serem implementados no Judiciário contemplam extinções de gratificações, exonerações e outras medidas.
Para este sábado (10), está prevista uma assembleia geral, às 10h, em local que não foi definido até a publicação desta reportagem (provavelmente o Fórum Miguel Seabra Fagundes). Na ocasião, será discutida a possibilidade de greve. Ao mesmo tempo, o sindicato já acionou sua assessoria jurídica e vai ingressar com medidas judiciais no pleno do Tribunal de Justiça para manter o que considera conquistas adquiridas com muito esforço.
“Nós fomos pegos de surpresa com o anúncio do desembargador. A gente acredita que ou é desconhecimento do presidente recém-empossado ou ele está colocando cortina de fumaça para se afirmar enquanto Robin Hood às avessas. Essa é a visão imediata que nós temos. E isso não contribui para o fortalecimento do Poder Judiciário”, rebateu Bernardo à reportagem do portalnoar.com.
As medidas de austeridade anunciadas por Cláudio Santos não vão atingir a magistratura. Em sua posse, ele foi questionado pela reportagem se não era contraditório implementar esses cortes enquanto defendia ao mesmo tempo a instituição de auxílio-moradia para juízes, que voltou a ser defendido nesta sexta-feira. O presidente do Sisjern criticou a contradição.
“A tese de que o auxílio-moradia é para compensar perdas da magistratura não é verdade porque anualmente os juízes têm alteração no salário. Agora mesmo vai ter. Como é que nós estamos sofrendo cortes ou ameaça de cortes e está tendo aumentos no mesmo poder? É uma situação complicada. Isso está criando um clima muito ruim no Poder Judiciário. Nosso salário está sendo colocado de maneira, no mínimo, atabalhoada pelo atual presidente, e com isso ele compromete o trabalho do judiciário”, protestou Bernardo.
Para efeito comparativo, o presidente do Sisjern pontuou que um servidor de nível superior que ingresse hoje no Judiciário estadual terá salário bruto equivalente ao que receberá de auxílio-moradia o presidente do TJRN. “O presidente recém-empossado está colocando uma cortina de fumaça, pegando os servidores como bode expiatório para exercer o papel de Robin Wood às avessas, tirando do pequeno para colocar para os mais privilegiados”, protestou Bernardo.
Atualizado em 9 de janeiro às 16:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário