quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Segurança recupera veículos na região Metropolitana e orienta população a utilizar o aplicativo Sinesp Cidadão



A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), recuperou nesta quarta-feira (4), em menos de 24 horas, na Região Metropolitana, oito veículos com registros de roubo e furto. Dados do Centro Integrado Operações da Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) mostram que além dos veículos recuperados, três pessoas também foram presas suspeitas de participação neste tipo de crime.
A secretária estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, ressalta a participação da sociedade em denunciar veículos em atitude suspeita através do número de emergência 190 ou disque denúncia 181 e recomenda a população e aos profissionais de segurança que utilizem o aplicativo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), o Sinesp Cidadão.
“A população vem colaborando com as ações de segurança pública e com isso estamos tendo mais êxito na recuperação de veículos roubados. Com essas denúncias estamos conseguimos dar melhores respostas em tempo hábil e coibindo a criminalidade”, disse a secretária.
Quanto ao aplicativo o Sinesp Cidadão, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a ferramenta disponibiliza recursos para verificar mandados de prisão em aberto, carros com restrição de roubos e furtos e informações sobre pessoas desaparecidas. O aplicativo se conecta à internet para acessar os bancos de dados do Governo Federal e consegue descobrir, por exemplo, em poucos segundos, se um carro é roubado ou não, tudo isso somente com a placa.
A secretária Kalina Leite ressalta que não é recomendável que os usuários tentem abordar motoristas ou pessoas próximas ao carro, mesmo em caso de confirmação de roubo pelo Sinesp Cidadão. “Quando o usuário verifica algo irregular, sobre alguma pessoa ou um veículo, basta acionar profissionais de segurança pública, que fazem a checagem e apuração da suspeita”, afirma a secretária.
O Sinesp Cidadão está disponível para smartphones Android e também iPhones. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, ou acessado por computadores. Ele está disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar com acesso à internet.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao

Nenhum comentário:

Postar um comentário