terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Na maior fuga da história do RN, 46 usam túnel e escapam de cadeia

12/01/2016

Informação foi confirmada pela direção da Cadeia Pública de Natal.
Fuga aconteceu na madrugada desta terça (12); sete foram recapturados.

Do G1 RN
Presos usaram túnel para escapar; sete já foram recapturados  (Foto: G1/RN)Presos usaram túnel para escapar; sete já foram recapturados (Foto: G1/RN)
A maior fuga no sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) na capital potiguar. A informação foi confirmada pela direção da Cadeia Pública de Natal, como também é conhecido o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes. De acordo com a diretora Dinorá Simas, 46 detentos usaram um túnel para escapar da unidade. Sete já foram recapturados pela Polícia Militar.
Ainda de acordo com Dinorá, a unidade tem capacidade para 216 detentos, mas atualmente mantinha 430. A Cadeia Pública de Natal foi parcialmente interditada em julho do ano passado. A decisão foi do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais da capital potiguar. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de segurança motivaram a medida.
A fuga aconteceu por volta das 2h30. Os presos escavaram um túnel que se estendeu até o Complexo Penal João Chaves, que fica ao lado da cadeia. Os detentos escaparam por lá. "O guariteiro percebeu a ação, mas vários homens já estavam fora da unidade", informou Dinorá.
Do alto da guarita desativada, é possível ver que os presos estão soltos na quadra  (Foto: Anderson Barbosa/G1)Cadeia Pública de Natal  (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Os detentos recapturados são: Carlos Eduardo da Fonseca, Francimário Pereira da Costa, Heverson Carlos de Souza, Leandro Carlos Antunes ou Leandro Silva Ferreira, Maicon dos Santos Teixeira, Rafael da Rocha Silva e Ronaldo da Silva. A Cadeia Pública de Natal fica na Zona Norte da capital potiguar.
Permanecem foragidos:

1. Alan Cristian da Silva Felipe
2. Anderson Conceição da Silva
3. Arlon Cleiton de Souza Barbosa
4. Emerson Luiz Marques de Oliveira
5. Jailson Matheus Silva Vital
6. Daniel Dantas Sobrinho
7. Hermesson Gomes de Oliveira
8. Alyson Florêncio de Oliveira
9. André Costa de Lima
10. Blendell Matos da Silva
11. Cleondson Breno Ferreira Lins
12. Dhiago Teixeira de Morais
13. Clécio Ramos da Silva
14. David Matheus Gomes da Silva Tintin
15. Douglas Alves de Lira
16. Emmerson Nunes da Silva
17. Josivan de Araújo Rocha
18. Wingres Bezerra Campos Guiete
19. Daniel Marcos Lopes
20. Francisco Daniel Bezerra da Silva
21. Jonathan Diego Gomes de Lima
22. Rudson Rodrugues de Carvalho
23. Jonathan Fernandes de Moura
24. Luiz Carlos da Silva Rodrigues
25. Frankanderson Araújo de Andrade
26. Jeferson Rafael do Nascimento
27. Leandro Joaquim de Souza
28. Lucas Costa de Oliveira
29. José Iran da Silva Alves
30. Leandro Silva Melquíades
31. Luandson Gomes do Nascimento
32. Rodrigo Ferreira Felinto
33. Wendeson de Lima Dantas
34. Wesley Victor Martins de Souza
35. Joadson Sales da Silva
36. Lenilton Ferreira dos Santos
37. Pedro Henrique Souza Sobral
38. Davi Silva do Nascimento
39. Willian Costa Oliveira
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.
Grandes fugas
Até então, a maior fuga do sistema carcerário potiguar havia ocorrido no dia 20 de janeiro de 2012. Na ocasião, 41 presos saíram pelo telhado e pularam o muro do Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do estado. No ano seguinte, o pavilhão foi transformado no Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga.
Em 2015, outras duas grandes fugas foram registradas em Alcaçuz. Na madrugada do dia 6 de abril, 32 detentos escaparam. Já no dia 22 de abril, 35 presos também fugiram por um túnel.
A Penitenciária de Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares/G1)Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário