quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Novo governador do RN, Robinson Faria (PSD) toma posse às 16h


01/01/2015

Cerimônia acontece nesta quinta (1º) no Centro de Convenções de Natal.
Transmissão do cargo é logo em seguida, no Palácio Potengi.

Do G1 RN
Robinson Faria e Fábio Dantas foram eleitos governador e vice nas eleições deste ano (Foto: Canindé Soares/G1) 
Robinson Faria e Fábio Dantas foram eleitos
governador e vice nas eleições deste ano
(Foto: Canindé Soares/G1)
Robinson Faria (PSD), eleito governador do Rio Grande do Norte, e Fábio Dantas (PCdoB), vice-governador, tomam posse na tarde desta quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2015. A solenidade começa às 16h no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, Zona Leste da cidade. De lá, o novo chefe do Executivo estadual segue para o ato de transmissão de cargo, que acontece no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, no bairro de Cidade Alta.
Segundo a assessoria de Robinson, a cerimônia será encerrada com a apresentação dos forrozeiros Alcimar Monteiro e  Amazan, em palco armado na própria Praça 7 de Setembro. Já a posse do secretariado só acontece no dia 2, em cerimônia a ser realizada às 11h na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. Dois nomes ainda não foram anunciados: os dos secretários de Desenvolvimento Econômico e de Justiça e Cidadania.
Natalense, Robinson Faria tem 55 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Filho de empresário, entrou para a política por iniciativa própria e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Nos dois últimos mandatos como deputado (2003-2006/2007-2010) foi presidente da Assembleia Legislativa.
Em 2010, Robinson foi eleito vice-governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM), atual governadora do estado. Ele assumiu a Secretaria de Recursos Hídricos no início do governo, mas rompeu com a governadora oito meses depois.
Campanha
Desde o início da campanha Robinson Faria afirmava que sua candidatura era "uma chance à democracia no Rio Grande do Norte” para que o estado não tivesse uma “eleição de um candidato só". A candidatura teve o apoio de oito partidos. O principal adversário foi o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), que contou com o apoio de dezoito partidos.
No primeiro turno, Robinson teve 623.614 votos, 78.582 a menos que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e levou a definição para o segundo turno, quando conseguiu a virada e conquistou 54,42% dos votos válidos - um total de 877.268 votos. Henrique obteve 45,58% dos votos válidos - um total de 734.801 votos.
A vitória de Robinson Faria no segundo turno foi apontada nas duas pesquisas Ibope/Inter TV Cabugi divulgadas nos dias 15 e 25 de outubro. Nas duas, Robinson aparecia oito pontos à frente de Alves.
Propostas
Durante toda a campanha Robinson Faria prometeu tratar a segurança pública como prioridade. Dentre as propostas, está a integração das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), e a implantação da "polícia comunitária" para assegurar uma polícia próxima do cidadão, que utiliza a força de forma legal e proporcional, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.
Ele defende ainda o fim do desvio de função na segurança pública que não objetiva apenas fazer os agentes retornarem às suas instituições de origem, mas assegurar que desempenhem as atribuições para as quais foram concursados nas suas próprias instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário