quinta-feira, 17 de abril de 2014

Greve da Polícia Militar da Bahia termina após acordo

Após três dias, a greve da Polícia Militar da Bahia foi encerrada na tarde desta quinta-feira, após reunião entre o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, o coronel da Polícia Militar Alfredo Castro, representantes do governo e lideranças de associações da PM. No encontro, o coronel da PM apresentou uma contraproposta aos grevistas de mudança nas Condições Especiais de Trabalho (CET), gratificação que atualmente vigora para oficiais e que os grevistas pedem que se estenda a todos do efetivo.
- O que mudou foram as condições das propostas no que diz respeito aos índices. Nós tivemos uma proposta feita anteriormente sem o índice de CET e nós colocamos agora o índice de CET. Também estamos colocando a retirada de sanção disciplinar, as faltas leves administrativas durante esse período de greve – disse o oficial ao site G1.
Nesta quinta-feira, muitos estabelecimentos comerciais continuaram fechados com medo de saques. Entre quarta-feira e a manhã desta quinta, foram 33 assassinatos registrados, e entre as vítimas está um soldado da PM. A greve também deixou restaurantes e terminais de ônibus vazios durante a noite de quarta-feira. Oito mil homens da Força Nacional e do Exército foram enviados ao estado.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, concedeu liminar nesta quinta-feira determinando a imediata suspensão da greve, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhão. Ontem, a Justiça da Bahia já havia considerado a greve dos PMs inconstitucional e estipulou multa diária de R$ 50 mil.
Mais cedo, em entrevista à globo News, o governador Jaques Wagner comentou que, para ele, a paralisação tem também um aspecto político.
- Já chegaram aqui tropas de outros estados e da Força Nacional. Não quero me ater a isso, mas as duas lideranças da greve são candidatos a deputados estadual e federal – declarou Jaques Wagner, por telefone, à GloboNews.Uma das lojas saqueadas ontem em Salvador foi incendiada horas mais tarde, durante a madrugada, e ficou destruída. Um supermercado foi roubado em Águas Claras. Seis lojas foram arrombadas e tiveram produtos saqueados no mesmo bairro. Em Itapuã, uma confecção foi assaltada. Os principais produtos levados pelos criminosos foram eletrônicos e bebidas.
PM está entre os mortos
Balanço da Polícia Civil aponta que 33 pessoas foram assassinadas entre quarta-feira e a manhã desta quinta-feira, em Salvador e na região metropolitana. Entre as vítimas está o soldado da Polícia Militar (PM) Erival Santiago Ramos, de 31 anos. Ele foi morto no Conjunto Bela Vista do Lobato, onde morava. De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias (Stelecom), o soldado chegava em casa com outro PM, por volta de 23 horas, quando surpreenderam dois homens desmanchando um veículo. Ao perceber a presença dos policiais, os bandidos atiraram e balearam o soldado nas costas. O outro PM não foi atingido.
Um homem foi morto nesta madrugada, por volta da 1h , em uma praça em Vila de Abrantes. De acordo com testemunhas, José Wilson do Carmo Santos Souza, 33 anos, foi surpreendido por um grupo de homens armados que chegaram atirando contra ele. Outros dois homens foram mortos em Itinga na noite de quarta-feira. Dois homens foram degolados, na Barragem de Ipitanga, na Boca da Mata. Houve três homicídios ainda em Cajazeiras.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário