quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Militar da Marinha oferece ‘cardápio variado’ para sobrevivência no Sertão


Vegetação original da região pode ser fonte de alimentação e água para contribuir na sobrevivência de sertanejos


Por Heilysmar Lima
Alberto Leandro/PortalNoar
Vegetação serve como alimento, explica militar (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
A seca que assola o interior do Rio Grande do Norte causa problemas para o sertanejo conseguir alimento. Com dez anos de experiência, o Suboficial Martins, instrutor da disciplina Semi-árido, no Curso Especial de Comandos Anfíbios (Comanf), deu dicas para conseguir alimentação e água utilizando a vegetação do sertão.
Se alimentar dessas plantas pode até parecer estranho, mas os sabores e as consistências das “especiarias” são semelhantes as de legumes como o chuchu e a batata inglesa. Além de não terem o gosto desagradável, são importantes para nutrir as pessoas que vivem em ambientes de extrema seca.
De acordo com o militar, a coroa de frade, um cacto com formato arredondado e envolto de espinhos, é uma das principais fontes, tanto para os alunos do curso da Marinha brasileira, quanto para os sertanejos.
A planta é capaz de alimentar quatro pessoas ao longo de dois dias. Além disso, segundo Martins, ainda pode resolver problemas no sistema respiratório, como asma, pois serve de lambedor.
Para isso, deve-se retirar os espinhos e colocar açúcar na parte superior e deixar a coroa ao sereno. Além de alimentar, a coroa de frade serve como panela para esquentar água.
Cardápio variado
A palma doce é mais uma vegetação importante. Nativos da região utilizam a planta para fazer sopas. Outra utilidade, de acordo com a crença popular, é que a palma serve para resolver problemas renais.
O juazeiro é uma árvore que se destaca por se manter verde mesmo com a seca. Dele, a folha e o juá são ricos em vitamina C e podem até servir de alimento por dois dias. A raspa do tronco tem em sua composição a saponina, que é utilizada para fazer a limpeza dental.
No xique-xique, no facheiro, no cardeiro, no mandacaru, na macambira, além da batata do umbuzeiro, também podem ser encontrados nutrientes para a sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário