sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Cabo Jeoás pleiteia demandas da categoria junto ao comando da policia militar

Natal, Rio Grande do Norte, 09 de Outubro de 2015

O Vereador apresentou ao Cel. Ângelo Dantas diversas reivindicações recebidas de policiais através das suas redes sociais, visitas aos batalhões e companhias.

Cabo Jeoás   08/10/2015
Na última sexta feira (02) o vereador Cabo Jeoás (PCdoB), mais uma vez esteve reunido com o Comandante Geral da Policia Militar, buscando melhorias e apresentando as demandas da tropa.

O Vereador apresentou ao Cel. Ângelo Dantas diversas reivindicações recebidas de policiais através das suas redes sociais, visitas aos batalhões e companhias.

A principal reivindicação foi sobre a nova escala de serviço publicada na Portaria no Boletim Geral nº 107/2015-QCG, de 22 de Setembro de 2015 que estabelece no âmbito da Polícia Militar a Jornada de Trabalho no serviço operacional motorizado em turnos de 12 horas de serviço, por 24 horas de folga, quando de dia, de 12 horas de serviço por 48 horas de folgam quando noturno; e em turnos de 24 horas de serviço por 72 horas de folga para o serviço de guardas.

De acordo com a tropa a nova escala reduz a produtividade, com a folga reduzida agravaria a situação dos profissionais que já trabalham com problemas de saúde e sacrifica mais o profissional, retirando tempo necessário e importante para convívio social, familiar e cuidados com condicionamento físico e intelectual. Uma vez que aumenta o numero de deslocamento a unidade de trabalho, também impõe um aumento no custo de deslocamento, interferindo assim no orçamento familiar do profissional.

Cel. Ângelo afirmou que reuniria os oficiais e comandantes dos batalhões para ouvi-los e se for o caso, revisaria essa portaria.

Entre os assuntos discutidos estão;

ENQUADRAMENTOS DOS NÍVEIS E AS PROMOÇÕES

O Comandante informou que não há nenhuma previsão sobre quando os níveis serão atualizados, já as promoções ocorrerão normalmente de acordo com o estabelecido com o governo e o pagamento dos promovidos em agosto terão seus salários atualizados assim que terminarem os trâmites burocráticos, inclusive a diretoria de pessoal já está trabalhando nas promoções previstas para dezembro.

Cabo Jeoás também levou ao conhecimento do Coronel a situação de alguns policias que não foram promovidos porque a diretoria de pessoal estava tratando-os sob judice, mesmo os policiais não estando repondo a nenhum processo judicial, a orientação é que se faça um requerimento administrativo diretamente a comissão de promoção de praças.

COMPULSÓRIADOS SEM PROMOÇÃO

Cabo Jeoás também abordou a situação dos policiais que foram compulsóriados sem a devida promoção, mesmo já tendo o curso de habilitação, o Coronel orientou que fossem realizados os requerimentos administrativos para comissão de promoções de praças, e a assessoria jurídica do comando irá analisar os pedidos caso a caso.

VALE ALIMENTAÇÃO PARA OS POLICIAIS DO INTERIOR

Segundo o Comandante a instituição não tem orçamento para atender essa reivindicação no momento devido ao elevado custo.

Cabo Jeoás levou ao conhecimento do comandante uma situação especifica de uma cidade da região metropolitana, onde os tickets de alimentação só estão sendo distribuídos para o jantar e durante o almoço os policiais estavam sendo obrigados a se alimentar em apenas um determinado estabelecimento comercial, prejudicando inclusive os policiais que estão destacados para regiões mais afastadas do determinado restaurante, que devido à distância não se alimentam no local e nem recebem os tickets para se alimentarem em outros locais.

Diante da situação, Cabo Jeoás solicitou que esse procedimento fosse revisado, porque a natureza dos tickets é justamente oferecer liberdade aos policiais para se alimentar onde os profissionais desejarem. Cel. Ângelo se comprometeu em verificar a situação para eventual correção.

PUBLICAÇÃO DAS MEDALHAS E DO CURSO

De acordo com o Comandante as publicações estão sendo feitas periodicamente e que existem requisitos prévios na legislação para os policiais terem direito as medalhas. E que o policial que sinta prejudicado faça o requerimento administrativo com toda documentação necessária e o embasamento legal para pleitear a publicação da medalha.

PROMOÇÕES DOS QUADROS DE ESPECIALISTAS

Para os policiais do quadro de Saúde que tem uma demanda especifica de promoções, a orientação foi para que procurássemos o diretor de saúde para darmos encaminhamento a essa demanda. Já sobre o quadro de comunicação iremos solicitar parecer da comissão de promoção de praças (CPP). Sobre a mudança de QPM, os casos estão sendo analisados individualmente pela assessoria jurídica.

DIÁRIAS OPERACIONAIS

Os policiais do CPI informaram que as diárias de setembro e outubro ainda não foram repassadas, assim como as realizadas pelo 7°BPM para FINACAP, segundo o Comandante todas as diárias de setembro estão pagas e se comprometeu em verificar a situação, também reafirmou o posicionamento do Governo em efetuar o pagamento das diárias operacionais em dia.

DISPENSAS DE SERVIÇO

Foi apresentada ao comando a publicação de uma portaria disciplinando a dispensa do serviço para comparecimento à aula e ainda como a recompensa a apreensão de armas de fogo e drogas. É importante a padronização desses procedimentos, porque atualmente estão sujeitos a definição individual dos comandos das unidades. Estamos aguardando parecer do comando sobre a solicitação.

O Vereador também questionou ao comando sobre uma informação de que o Governo do Estado teria disponibilizado kits de coldre, porta algema, porta carregador e cinto de guarnição para os oficiais. De acordo com o Cel. Ângelo essa informação é inverídica e a última distribuição desses kits aos oficiais ocorreu durante o Governo passado.

Sobre as demandas de transferências entre batalhões, o Comandante foi categórico e informou que as transferências de policias só serão realizadas mediante a necessidade de efetivo.

O mandato do Vereador Cabo Jeoás está colocando uma assessoria jurídica à disposição da tropa, para as questões das promoções, níveis em atraso, compulsóriados que não foram promovidos e assistência para as demais situações de requerimentos que necessitem de alguma orientação ou embasamento jurídico.

O Vereador reforçou o caráter representativo do seu mandato e pediu ao comandante que fosse sensível as solicitações dos policiais militares que estão diuturnamente dedicando suas vidas a instituição. “Fizemos a apresentação dessas demandas, esperamos que o comandante possa nos ouvir, porque as nossas reivindicações são para o fortalecimento da instituição e melhorias das condições de trabalho dos policiais, e também levaremos algumas solicitações à secretária de segurança buscando sempre o melhor para a categoria” concluiu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário