quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Justiça interdita mais dois CDPs devido superlotação

Natal, Rio Grande do Norte, 23 de Setembro de 2015

Além disso, condições sanitárias foram levadas em conta por juiz.


Foto: Sérgio Costa / Portal BO
 Justiça interdita dois Centros de Detenção em Natal por insalubridade e superlotação
    
 O juiz Henrique Baltazar, da Execuções Penais do Rio Grande do Norte, interditou mais duas unidades prisionais. De acordo com o magistrado, os Centros de Detenção Provisória de Pirangi e de Candelária não podem mais receber presos a partir desta terça-feira (22).
De acordo com ele, as unidades apresentam superlotação e também não oferecem condições sanitárias mínimas para abrigar os detentos. O CDP Pirangi tem, atualmente, 83 presos, enquanto o CDP Candelária comporta 123 detentos, mais que o dobro da capacidade do prédio.
A interdição de mais essas duas unidades eleva o número total de cadeias interditadas pela Justiça em todo o Rio Grande do Norte. São 13, no total. As interdições têm gerado ainda efeitos colaterais, com superlotação das delegacias de plantão e também fugas.
A Secretaria de Justiça e Cidadania afirma que tem tentado resolver os problemas, mas que a população carcerária atualmente é muito maior que a quantidade de vagas, por isso, a superlotação em quase todas as cadeias. A curto e médio prazo, o Governo investe na construção da Cadeia Pública de Ceará-Mirim para abrir mais vagas no Sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário