Robinson Faria quer trazer ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, para melhorar a segurança

Governador lê mensagem do Executivo para a Assembleia Legislativa e também determina corte de gastos

HGFUYFUF
Joaquim Pinheiro e Ciro Marques
Repórteres de Política
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai visitar Natal em breve para ratificar a parceria entre os governos estadual e federal para melhorar a segurança pública potiguar. A informação foi confirmada pelo governador Robinson Faria (PSD), durante a leitura da tradicional mensagem do chefe do Executivo, feita na tarde desta terça-feira, na Assembleia Legislativa.
“Estamos identificando os pontos vulneráveis do setor de segurança para posteriormente discutir com o ministro da Justiça ações permanentes e eficazes para combater o crime no Rio Grande do Norte”, disse o governador, reiterando que efetivará parcerias para melhorar a segurança do cidadão norte-rio-grandense e buscar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte nos diversos setores de atividades do governo. “Não se governa sozinho. Coloquei uma equipe técnica e estou governando com o povo”, disse ele.
Ainda no seu discurso lido na presença de 21 dos 24 deputados estaduais, além do deputado federal, Fábio Faria e demais autoridades constituídas, o governador Robinson Faria falou sobre seu compromisso com a austeridade, transparência, zelo com o dinheiro público, combate à sonegação, cobrança da dívida ativa e parceria com o legislativo, judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. No final da sua fala, que durou mais de uma hora, deputados dos diversos partidos políticos com representação na Casa comentário o discurso do governador.
“Temos um compromisso com a austeridade. Já determinamos a revisão de todos os contratos em andamento com fornecedores que prestaram ou ainda prestam serviço para o Governo. Não daremos calote em nenhum empresário. Porém, não seremos irresponsáveis de pagar dívidas sem conhecer a origem e a efetiva veracidade de cada uma delas. A renegociação das dívidas poderá chegar ao patamar de até 25%, como estabelece a lei. A população pode ficar tranquila: tudo será avaliado, prezando a transparência e o zelo com o dinheiro público”, afirmou o governador do RN.
Assim como outros gestores (como a presidente Dilma Roussef e o prefeito Carlos Eduardo Alves), Robinson Faria também anunciou um pacote de medidas para cortar despesas, como a redução de 30% das dotações orçamentárias aprovadas no orçamento, com ressalvas as áreas da segurança, saúde e educação.
Medidas de Robinson para cortar de gastos
– Serão contingenciadas em 30% (trinta por cento) as dotações orçamentárias da despesa aprovada no orçamento, ressalvadas as áreas da Segurança, Saúde e Educação.
– Ficará suspenso o empenho de novas despesas cujas dotações orçamentárias sejam vinculadas a recursos ordinários, Royalties e verba diretamente arrecadada. A exceção é o cumprimento de contrapartidas de contratos de repasse, convênios, contratos de financiamento firmados com instituições financeiras, e emendas parlamentares.
– A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos realizará estudo e editará normas de aquisição, locação e manutenção da frota utilizada pelas secretarias num prazo de 90 dias.
– A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos fará uma Auditoria na Folha de Pagamento – que já foi iniciada – para identificar irregularidades e promover acertos que tornem a política remuneratória de pessoal mais justa.
– Serão reduzidas em 50% (cinquenta por cento) as despesas mensais com telefonia móvel, fixa e transmissão de dados. E em 30% (trinta por cento) os gastos com outros itens como água, luz e insumos para o funcionamento das repartições.
Deputados comentam mensagem do governador na AL
Os deputados presentes na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira comentaram a mensagem do chefe do Executivo. Para o novo presidente do Poder Legislativo potiguar, o deputado Ezequiel Ferreira, do PMDB, “o governador trouxe uma radiografia de como encontrou o Estado e a realidade mostra uma dívida acima de 610 milhões de reais. Mostrou dificuldades na saúde e segurança, principalmente, mas mostrou determinação e compromisso para reverter essa realidade. Disse que vai buscar recursos para que isso ocorra”.
“O governador abordou sobre os desafios de forma genérica e anunciou obras importantes como Hospital de Trauma e Barragem de Oiticica. Medidas tímidas de contenção de despesas diante de um quadro difícil. Persiste a preocupação com o custeio da máquina administrativa. Destacou o pagamento do funcionalismo em dia, o que esperamos seja mantido. Desejo que as medidas sejam efetivadas e supridas as dificuldades com o retorno do desenvolvimento pleno. Desejo êxito ao governador”, analisou Hermano Morais.
Para Gustavo Carvalho (PROS), “foi uma mensagem de bom-senso e equilíbrio priorizando a solução dos principais problemas do Estado e anunciando projetos inovadores e eficazes como recuperação da rede hospitalar e implantação do Ronda Cidadã. Estamos vendo ousadia e o desejo de acertar por parte do governador”.
Deputado do PSB, Tomba Farias viu o texto do governador como um “sonho” de Robinson. “Vejo um grande sonho na mensagem governamental e espero que ele realize o que está escrito. A peça está boa, mas é preciso saber de onde vêm os recursos. Sem ser pessimista, acredito que 2015 será o pior ano para o Rio Grande do Norte. Os problemas são graves. Me preocupa o rompimento político do deputado José Dias, que tem visão e contribuiu para esse momento”, analisou.
“O governador falou sobre os entraves do Rio Grande do Norte e mostrou soluções para setores como saúde, onde quer construir o Hospital de Trauma. Garantiu aumento do efetivo policial e diminuição do alfabetismo. Incentivo ao empreendedorismo e ao segmento jovem. Torcemos para que ele cumpra os compromissos e atenda o chamamento para a união da classe política. A Assembleia Legislativa será parceira”, afirmou Jacó Jácome.
Compartilhar: