segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Robinson: “Prometi um governo técnico e inovador, e estou cumprindo”

Robinson: “Prometi um governo técnico e inovador, e estou cumprindo”

Governado eleito promete fazer reuniões mensais com presidentes de órgãos para discutir finanças

3HD_Coletiva-com-Governador-Eleito---Robinson-Faria-(95)
Alex Viana
Repórter de Política
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), disse hoje, ao anunciar novos nomes do secretariado estadual, que está cumprindo com o compromisso assumido durante a campanha perante o eleitorado norte-rio-grandense, ao nomear para o exercício de atividades administrativas profissionais de perfil eminentemente técnico, construindo, assim, um governo inovador no Estado.
Na oportunidade, Robinson anunciou que pretende se reunir mensalmente com os presidentes e representantes de órgãos como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Contas. O objetivo é discutir periódica e sistematicamente a situação financeira do Estado. Além disso, Robinson anunciou medidas de impacto, como despolitização da saúde estadual.
“Eu estou satisfeito com a formação da minha equipe porque estou tendo o sentimento do dever cumprido com povo que me elegeu. Quando fui candidato, eu falava nos debates, na TV, no guia eleitoral, prometi um governo técnico à população, o que nunca houve na história do Estado. Se olharmos a história do Rio Grande do Norte, todos os governos contemplaram ilhas de natureza eminentemente política. E aqui você vê pelo perfil dos nomes que estão sendo anunciados que nós temos um governo inovador, quase 100% técnico, o que prometi e estou cumprindo rigorosamente”, afirmou Robinson, em coletiva de imprensa.
Entre os anunciados, Robinson destacou a presença dos novos secretários de Administração e Recursos Humanos, que será o ex-secretário de Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba, Gustavo Nogueira, e também de Planejamento e das Finanças, o engenheiro civil Eurípedes Melo – dois técnicos de fora do estado que integrarão a gestão em cargos estratégicos a partir de janeiro. “Fui buscar uma equipe de excelência. São dois nomes de fora que irão se destacar como gestores rapidamente, para devolver a modernidade e a competitividade a um estado que hoje tem uma política tributária ultrapassada. Enquanto estados como a Paraíba aumentaram o número de indústrias, aqui fecharam várias por falta de fomento”, observou. Confira na página 5 desta edição a lista completa dos nomes anunciados hoje.
DIÁLOGO
Robinson irá se reunir hoje à tarde, pela primeira vez, com toda a equipe de secretários do futuro governo. O encontro será de trabalho. Robinson explicou que irá promover um governo de metas. “Vou dar prazo para que os secretários apresentem um planejamento para os próximos quatros anos”, disse. O governador eleito declarou que o servidor público terá atenção especial na sua gestão. Ele destacou ainda que a transparência será fundamental na visão da nova gestão.
Em relação aos compromissos com os servidores públicos, Robinson preferiu não antecipar com se reportará aos planos, devido haver controvérsias ainda em relação à questão financeira do Estado. “Primeiro vamos ter acesso à realidade financeira do Estado. Existem controvérsias em relação à arrecadação do Estado, dentro do próprio governo. Quando tivermos conhecimento da arrecadação e dos compromissos com os servidores é que teremos uma posição mais clara. Mas, meu compromisso é manter o direito do servidor. Irei valorizar o servidor público e as categorias e vou chamar os sindicatos e servidores para o diálogo permanente”, observou.
Ainda dentro do quesito diálogo, Robinson afirmou que irá promover reuniões periódicas com os presidentes dos órgãos e poderes estaduais, como Judiciário e Legislativo.
“Vou chamar os presidentes. O objetivo é termos uma reunião mensal, rigorosamente, com presidente da Assembleia, do Tribunal de Justiça, o procurador geral do Ministério Púbico e o presidente do Tribunal de Contas. Para que vejam com o governador a realidade dos números. Uma espécie de conselho de Estado”, explicou.
Da mesma forma, Robinson Faria pretende conduzir o diálogo com os sindicatos e mostrando a realidade do Estado. “Seremos um governo de transparência. Se mostrarmos a transparência do governo, acho que teremos compreensão. É mais fácil assim nascer uma pactuação. O servidores também querem o melhor para o Estado. Não existe milagres. Vou tentar fomentar a economia, fomentar o incremento de novas empresas, para aumentar o ICMS, cortar desperdícios, carros alugados, diárias. Os servidores não têm culpa de o Estado está do jeito que se encontra. O servidor não ganha bem em relação a outros estados, e não pode ser penalizado. Sou contra a rotulação de que o culpado é o servidor. O RN não evoluiu por gestões convencionais, de famílias políticas que não souberam governar o Rio Grande do Norte”.
Governador promete fim da ingerência política na Saúde Pública e mais rigor nas compras do setor
Calo da maioria das administrações públicas, o setor de saúde do estado deverá receber um choque de modernidade, com o fim das ingerências políticas nos hospitais regionais e maior zelo, rigor e transparências nas compras governamentais do setor. Foi o que garantiu o governador eleito, Robinson Faria, durante coletiva de imprensa esta manhã. Ele também prometeu implantar o Centro de Diagnóstico e a construção do Hospital de Traumas.
“A saúde tem que passar por total reformulação. Vamos cuidar. Não terá ingerência política na saúde. Não vamos ter mais indicação de políticos nos hospitais. Os cargos serão técnicos na saúde. Diretor de hospital regional terá perfil técnico. Não vai ser diretor de hospital para atender a político ou partido local”, afirmou Robinson.
Questionado se isso será possível, pelo fato de a prática estar incrustada no serviço público, Robinson disse que seu governo irá quebrar paradigmas. “Nosso governo irá quebrar esses paradigmas todos. Vamos redefinir os papeis de cada hospital. O RN tem 25 hospitais regionais. Um dos primeiros papeis do novo secretário será fazer o diagnóstico para ver o perfil de cada hospital. Na hora que definir os perfis, passa-se a oferecer serviços mais adequados para a população”, destacou.
Outro ponto destacado por Robinson é o rigor nas compras da saúde. “Por lá passam milhões de reais. O setor de compras terá fiscalização da população, da imprensa, do remédio mais barato ao mais caro. A sociedade irá monitorar e comparar com o preço do comércio privado. Temos que zelar por cada centavo da saúde, para investir nos hospitais e serviços para a população e mudar totalmente a conjuntura da saúde”.
Robinson anunciou ainda a implantação do Centro de Diagnóstico, através possivelmente de uma Parceria Público Privada, para oferecer serviços diagnósticos de mamografia e tomografia. “Hoje se espera tanto tempo e isso será uma inovação na saúde do nosso Estado”. Além disso, ele anunciou que o Hospital Walfredo Gurgel brevemente se transformará em centro de urgência cardiológica e de cirurgias eletivas. “Vamos buscar a construção do Hospital de Traumas, em forma de PPP também”, acrescentou o futuro governador Robinson Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário