Procurador pede que parentes de Cunha sejam processados

Rodrigo Janot diz que a mulher de Cunha, Cláudia Cruz,  e  a filha, Danielle. devem  ser  processadas pelo  juiz  Sérgio  Moro    
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu hoje (4) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que Cláudia Cruz e Danielle Cunha, mulher e filha do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sejam processadas pelo juiz federal Sérgio Moro, titular as investigações da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal em Curitiba.
O pedido consta da denúncia contra Cunha, apresentada nesta sexta-feira ao Supremo. De acordo com o procurador, a mulher e a filha de Eduardo Cunha devem responder às acusações na primeira instância da Justiça Federal por não terem foro especial por prerrogativa de função.
Segundo a denúncia apresentada contra o presidente da Câmara, Cláudia e Danielle, que também são investigadas com o marido e pai no Supremo, foram beneficiadas pelos recursos que estavam depositados em contas na Suíça atribuídas a Cunha.
Segundo a denúncia, US$ 165 mil foram encontrados em conta na Suíça atribuída à mulher de Cunha. De acordo com as investigações, parte do valor foi usado para pagar despesas do cartão de crédito de Danielle Cunha.
A defesa de Cunha disse que não vai comentar a apresentação da nova denúncia.
Agência Brasil

UPA Potengi é inaugurada e vai prestar cerca de 500 atendimentos/dia

“Meu neto Gabriel, de 3 anos, tem problema de asma, e antes quando ele tinha uma crise a gente tinha medo de não chegar a tempo dele ser atendido. Mas agora esse aperreio acabou, nós temos uma UPA novinha para atender a população aqui da zona Norte”. A declaração é da dona de casa Ana Maria Pereira da Silva, que foi prestigiar a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento José Jorge Maciel – UPA Potengi, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (04).
A UPA terá atendimento 24 horas de clínica médica adulto e pediatria, com capacidade média de 500 atendimentos por dia, e vai resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A Unidade oferecer raio-X, eletrocardiografia, pediatria, pequenas cirurgias (sutura), laboratório de exames, nutrição, serviço social e leitos de observação. O atendimento funcionará com o mecanismo de acolhimento com classificação de risco, seguindo o Protocolo de Manchester.
Para a construção da UPA Potengi foram investidos R$ 2.115.000,00, com recursos próprios do município e do Ministério da Saúde. O prefeito Carlos Eduardo, que participou da inauguração da UPA ressaltou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Saúde. “Com muito esforço e trabalho nós estamos inaugurando a UPA do Potengi. Uma unidade com uma estrutura muito boa que vai atender a população da zona Norte de Natal. Nós já reformamos, ampliamos e climatizamos 16 unidades de saúde e outras 20 estão passando por esse processo e serão entregues até o final do ano. Além disso, estamos construindo oito novas unidades de saúde em Natal”, disse o prefeito Carlos Eduardo. O chefe do Executivo municipal destacou ainda a entrega da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto na próxima terça-feira (08) e maio a Unidade de Pronto Atendimento de Cidade Satélite.
A UPA Potengi tem 12 leitos de observação na Sala Amarela e três leitos na Sala Vermelha, além de quatro leitos de observação de pediatria. A partir das 7h da manhã deste sábado (05), a UPA contará com cinco médicos por plantão de 12 horas, sendo três de clínica médica e dois de pediatria. Ao todo, mais de 200 servidores trabalharão na unidade.
A UPA José Jorge Maciel é classificada pelo Ministério da Saúde como sendo de Porte II, com possibilidade de expansão, podendo a se transformar em uma UPA Porte III, e com isso passando a ter até 20 leitos de observação e atender uma média de 450 pacientes por dia.
A dona de casa Suerda Ribeiro, 29 anos, ficou encantada com a estrutura da UPA. “Gostei demais dessa UPA. Ela é grande, bem estruturada e, se Deus quiser, vai atender muito bem a gente que precisa da saúde”, disse Suerda que é moradora do Conjunto Nova Natal.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou a estrutura da Unidade, que proporcionará conforto e aos usuários e servidores.
“A UPA Potengi vai agilizar os quadros clínicos dos pacientes que necessitam da urgência. É mais uma demonstração, independente de crise, do compromisso da Prefeitura em promover melhor qualidade de vida à população e priorizar a saúde pública”, disse Luiz Roberto Fonseca.
A Unidade de Pronto Atendimento José Jorge Maciel – UPA Potengi, está localizada na Avenida Nosso Senhor do Bonfim, s/n, no bairro Potengi.
Homenageado
A UPA Potengi leva o nome do médico José Jorge Maciel, natural do município de Macaíba e que tem uma história de serviços prestados ao povo do RIo Grande do Norte. Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia. Após formado, o médico radiologista foi diretor do Sanatório Getúlio Vargas, além de exercer o cargo de secretário estadual de Saúde durante o governo Dinarte Mariz. E foi prefeito de Macaíba durante o período de 1953 a 1958.
“Agradeço emocionado ao prefeito Carlos Eduardo, a escolha do nome de meu pai, José Jorge Maciel, para esta importante unidade de saúde. Por seu amor à medicina, por sua sensibilidade social que o aproximava e identificada com as classes mais humildes e carentes da população, por seu espírito pioneiro e inovador, posso assegurar que, se vivo fosse, o meu pai se sentiria imensamente honrado com esta homenagem”, disse Olímpio Maciel, filho do homenageado.

Seis pessoas são detidas e duas armas apreendidas em Natal


Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) intensificaram na tarde desta sexta-feira (4) o patrulhamento tático em toda zona norte de Natal e apreenderam  dois revólveres.
No início da tarde, o 4ºBPM deflagrou uma operação de saturação na Comunidade da África e durante abordagens a seis suspeitos foi encontrado duas armas de fogo, entorpecentes e dinheiro fracionado.
Todos os detidos foram conduzidos em flagrante à Delegacia de Polícia Civil e ficaram à disposição da Justiça.

Para me derrotar, vão ter de me enfrentar nas ruas, diz Lula

o ex-presidente Lula, após prestar depoimento na PF
Em discurso para a militância petista, na quadra do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, O ex-presidente Lula disse na noite desta sexta-feira (4) que não irá se calar mesmo ameaçado por perseguição política e denúncias infundadas. E que para derrotá-lo, os opositores terão de enfrentá-lo nas ruas.
Lula falou em ato organizado pelo PT, sindicatos e movimentos sociais sobre a situação política após ter sido conduzido pela Polícia Federal ao Aeroporto de Congonhas para depor nas investigações da Operação Lava Jato.
“Eu vim aqui para dizer o seguinte: eu não sei se vou ser candidato, mas eu queria dizer a todos que me ofenderam hoje pela manhã que foi uma ofensa; um ex-presidente que fez por esse País o que eu fiz, não merecia receber o que eu recebi hoje de manhã. Mas sem mágoa. Quero dizer para você aqui, se eles tiverem que me derrotar, eles vão ter que me enfrentar nas ruas deste País”, disse o ex-presidente.
O discurso de Lula, o último do evento, foi acompanhado por militantes e lideranças políticas que lotaram a quadra dos bancários. Muitas pessoas, no entanto, não conseguiram entrar no local, e acompanharam a fala do ex-presidente do lado de fora, na rua Tabatinguera, na região da Sé.
Lula disse que não pretendia se candidatar nas próximas eleições presidenciais, mas diante da atual conjuntura, colocou-se à disposição da militância para a candidatura de 2018. “Eu estava quieto no meu canto. Estava na expectativa que vocês escolhessem alguém para disputar 2018. Cutucaram o vulcão com vara curta. Portanto quero me oferecer a vocês, esse jovem de 70 anos de idade com tesão de um jovem de 30, com corpo de atleta de 20. Não tenho preguiça de acordar às 6 horas. E não tenho problema de dormir às dez”.
“A partir de hoje, a única resposta que eu posso dar à insolência que fizeram a mim, à ofensa que fizeram a mim, é ir para rua dizer: estou vivo e sou mais honesto do que vocês. De coração eu quero agradecer a cada um de vocês”, acrescentou.
Caravana
Lula voltou a dizer, como havia feito no pronunciamento à tarde, que voltará a viajar pelo País e que não se calará diante do que diz ser perseguição política e denúncias infundadas. “Estou disposto a viajar esse país do Oiapoque ao Chuí, estou disposto. Se alguém pensa que vai me calar com perseguição e denúncia, não sabe que eu sobrevivi à fome, e quem sobrevive à fome não desiste nunca”, disse.
“Eu não sou vingativo, não carrego ódio na minha alma, mas eu quero dizer para vocês uma coisa: eu tenho consciência do que eu posso fazer por esse povo, e tenho consciência do que eles querem comigo. Portanto, queridas e queridos companheiros, se vocês estão precisando de alguém para animar a nossa tropa, o animador está aqui”, destacou.
O ex-presidente ainda disse que a operação da Polícia Federal confiscou um celular de sua esposa, Marisa Letícia, e papéis da casa de seu filho, Luís Cládio, que já haviam sido levados há quatro meses.
“Na casa de meu filho, Luís Cláudio, levaram a mesma papelada que já levaram há quatro meses atrás. As perguntas que fizeram hoje já fizeram cinco meses atrás. Então é pura provocação. Estão dizendo: nós existimos e vamos criminalizar o PT. Eu quero dizer, vocês existem, mas eu existo. E eu vou resistir à criminalização”.
Agência Brasil

Fuga é registrada na Cadeia Pública de Caraúbas

Mais uma fuga no sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte foi registrada, desta vez, na cidade de Caraúbas. Ao todo 11 apenadas conseguiram fugir durante a madrugada deste sábado (5).
Segundo as primeiras informações, os agentes só perceberam a fuga nas primeiras horas da manhã de hoje, 5, com a falta de onze apenados na Cadeia Pública da cidade. Eles foram identificados como Alexandre dos Santos, Felipe Franklin Saraiva da Silva,  Francisco Mikael Teixeira Pinto, Francisco Wedson Costa, Gustavo de Almeida Nascimento, Ítalo de Moura Ferreira, Marcos Roberto Gonçalves, Marcos Tadeu da Silva, Washington Martins da Rocha, Alessandro Teixeira de Oliveira, e Gustavo da silva Nogueira.
Ainda na manhã de hoje será feita uma nova contagem. A Polícia Militar foi acionada e está em diligências na tentativa de capturar os fugitivos.
Com informações do fimdalinha

Pistola da PM é recuperada e fuzil é apreendido em Rodolfo Fernandes


A Polícia Militar prendeu na madrugada deste sábado (5) duas armas durante patrulhamento de rotina na cidade de Rodolfo Fernandes, distante 365km de Natal.
De acordo com a PM, após receber denúncia anônima em que homens estariam armados em uma residência na cidade, os militares se dirigiram ao local e encontraram uma pistola de uso restrito da PM/RN e um fuzil calibre 762, que foram apreendidas. Os suspeitos conseguiram fugir antes da chegada da PM. Ninguém foi preso até o momento.
Com informações do Portal 190RN.com