quarta-feira, 7 de outubro de 2015

'Há denúncias todos os dias', diz corregedor sobre policiais no RN


Leonardo Dias contabiliza 313 procedimentos contra policiais militares e civis.
Ministério Público denunciou 14 PMs por diversos crimes na sexta-feira (2).

Do G1 RN
A Corregedoria-Geral da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social possui 273 procedimentos disciplinares para apurar a conduta de policiais militares no Rio Grande do Norte. De acordo com o corregedor-geral da Sesed, Leonardo Dias de Almeida, as denúncias são similares às investigadas pelo Ministério Público na operação 'Novos Rumos', deflagrada no dia 29 de setembro. "Todos os dias recebemos denúncias desta natureza", disse em entrevista à Inter TV Cabugi nesta terça-feira (6).
Além dos integrantes da PM, a Corregedoria-Geral também possui 40 procedimentos disciplinares envolvendo policiais civis. "São autoridades policiais que estão nas ruas, que deveriam estar protegendo a população e estão aí eventualmente praticando algum crime ou algum ato de indisciplina", afirma Leonardo Dias. As denúncias, segundo o corregedor-geral, vão de cobranças a credores até casos de extorsão, homicídios e tortura.

Dos 14 policiais militares denunciados pelo Ministério Público na operação Novos Rumos, nove já responderam a procedimentos disciplinares na Corregedoria-Geral. O carro 924, do 9º Batalhão da Polícia Militar, também foi alvo de denúncias anteriormente. Por meio de uma escuta instalada no veículo, o MP flagrou PMs cometendo diversos crimes. Durante a operação. No dia em que foi deflagrada, 12 policiais foram presos. Os outros dois denunciados estão em liberdade.

O corregedor-geral explica que está sendo feito um levantamento sobre o resultado dos procedimentos disciplinares contra os PMs denunciados pelo Ministério Público e acerca das denúncias contra o carro 924. Leonardo Dias esclarece que há dificuldades em compilar as informações porque o Comando da Polícia Militar e os batalhões da corporação também têm autonomia para abrir procedimentos disciplinares.

A Corregedoria-Geral tem a responsabilidade de apurar a conduta de integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e servidores lotados na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
MP instalou escuta no carro 924 e descobriu que PMs que cometiam crimes (Foto: Reprodução/TV Globo)MP instalou escuta no carro 924, do 9º Batalhão da
Polícia Militar (Foto: Reprodução/TV Globo)
Investigação
Catorze PMs foram denunciados na sexta-feira (2) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte como resultado da  operação 'Novos Rumos', que investiga crimes cometidos por policiais militares do 9º Batalhão, em Natal. A operação foi deflagrada na última terça-feira (29), ocasião em que 12 PMs foram presos. De acordo com o MP, as investigações apontaram o envolvimento de outros dois policiais militares que não foram presos, mas que também foram denunciados.

Os PMs foram denunciados por corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio. Os crimes são previstos no Código Penal Militar.

De acordo com as investigações do Ministério Público, os policiais receberam dinheiro, queijos e até galinhas para liberar suspeitos de cometer crimes e permitir o tráfico de drogas na região metropolitana de Natal. As descobertas foram feitas por meio de interceptações telefônicas e escutas instaladas dentro de um carro do 9º Batalhão da Polícia Militar.

Para embasar os pedidos de mandado de prisão, o MP também aponta que os comerciantes do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, costumavam pagar uma "contribuição para o lanche" aos policiais militares. O Ministério Público do Rio Grande do Norte afirma que os PMs distribuíam um panfleto com escalas, nomes e telefones de 12 policiais que faziam o patrulhamento na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário