Memorando que circula no Coape aponta Eider Brito como novo titular da Coordenadoria Penitenciária

Diego Hervani
Repórter
Primeiro foi o tenente da PM, Leonardo Freire e por último o mineiro Luiz Danúzio. Ambos foram nomeados como titulares da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), mas deixaram o cargo diante da crise que vive o sistema prisional do Rio Grande do Norte. Nos últimos dias, informações dão conta que um memorando que circula no órgão aponta Eider Brito como o novo coordenador para a Coape. Entretanto, mesmo antes de ser nomeado, o nome de Eider já está cercado de polêmica.
Nesta quinta-feira (2), o juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Caicó, Luiz Cândido Villaça, enviou um ofício para o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, recomendando a não nomeação de Eider. “Em contato rotineiro com o diretor da Penitenciária Estadual de Caicó, este magistrado tomou conhecimento do Memorando Circular nº 019/2015 – COAPE-SEJUC onde conta que o Sr. Eider Pereira de Brito foi designado para responder interinamente pela coordenadoria da Coape”, disse o juiz em ofício divulgado pelo blog de Marcos Dantas.
Segundo Luiz Villaça, a “questão é grave e deve ser tratada de maneira transparente”. Para o juiz, Eider não reúne os predicamentos para exercer tal cargo. O motivo seria o fato de que Eider, quando exercia o cargo de vice-diretor do Presídio Estadual do Seridó, foi denunciado pelo Ministério Público por estelionato. “Assim sendo, acreditando que não exista situação ruim o suficiente que não possa piorar, informo, por dever de lealdade, que
O juiz finaliza afirmando que não deseja interferir no Poder Executivo, “mas não é possível que a designação para um cargo de tal relevância recaia sobre um nome com histórico criminal, sob pena de se instalar oficialmente o caos que já se encontra oficiosamente instalado no sistema prisional local”.
O Jornal de Hoje tentou contato com o secretário Edilson França para que ele comentasse o caso, mas o telefone do titular da Sejuc estava desligado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário