segunda-feira, 30 de março de 2015

GERAL NO BRASIL

30/mar/2015


Remédios que parecem inofensivos mas que podem fazer mal

“O uso exagerado de qualquer medicamento pode levar a riscos”, afirma Amouni Mourad. A cientista é assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Em entrevista, ela falou sobre alguns remédios que, embora sejam benéficos quando usados corretamente, podem fazer mal ao paciente em determinadas circunstâncias.
Antibióticos
“O grande problema no uso de antibióticos é a utilização não só na dose correta como no período correto”, afirma Amouni. Quando isso não acontece, o antibiótico mata apenas as bactérias mais fracas. As mais resistentes sobrevivem e proliferam. O resultado é que o tratamento da infecção passa a exigir remédios mais caros, mais tóxicos e que precisam ser tomados por mais tempo.
Paracetamol
Tomar paracetamol diariamente por vários anos pode ter consequências ruins para a saúde. Pelo menos, é o que aponta um estudo da universidade inglesa de Leeds. De acordo com o trabalho, a ingestão exagerada do medicamento pode causar problemas cardíacos, renais e intestinais. O medicamento é um dos analgésicos mais usados no tratamento de dores e febre.
Antigripais
Quem toma remédios por conta de hipertensão deve ter atenção na hora de comprar medicamentos contra gripe. De acordo com Amouni, a presença de anti-inflamatórios não esteroidais na composição de antigripais pode diminuir a ação dos anti-hipertensivos.
Anticoncepcionais
A ingestão exagerada de pílulas anticoncepcionais pode causar trombose. A doença é caracterizada pela coagulação do sangue dentro de vasos sanguíneos, que pode ser fatal. “A condição de risco de eventos trombóticos é maior durante o primeiro ano de uso da pílula anticoncepcional”, explica Amouni. Segundo ela, fatores como ser obesa ou fumante elevam o risco de ocorrência de trombose.
Dipirona
Usada no combate a cólicas e febres, a dipirona pode ter efeitos colaterais ruins. De acordo com Amouni, a ingestão exagerada do remédio pode causar tremores, náuseas e reações alérgicas – como a asma. Além disso, a dipirona pode causar agranulocitose, doença caracterizada por uma grande redução no sangue do número de glóbulos brancos (células responsáveis pelo combate a infecções bacterianas) e que pode ser fatal.
Dorflex
Um levantamento realizado em 2013 pela consultoria IMS Health apontava o Dorflex como o remédio mais vendido do Brasil. Ele é indicado para dores — especialmente dores musculares. O medicamento contém o analgésico dipirona, o relaxante muscular orfenadrina e cafeína, que age como estimulante. Na bula, alterações do ritmo cardíaco, enjoos e reações alérgicas são alguns dos possíveis efeitos colaterais atribuídos ao remédio.
Vitamina D
A vitamina D é um nutriente que ajuda na formação dos ossos e no equilíbrio dos níveis de cálcio no organismo. Porém, quando ingerida em doses diárias superiores a 50 miligramas, ela se torna tóxica. “Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vómitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial”, afirma Amouni.
Sibutramina
Indicada para tratamente da obesidade, a sibutramina é popular entre pessoas que querem perder peso. Mas seu uso indiscriminado pode ser nocivo. De acordo com a bula, a sibutramina pode causar aceleração dos batimentos cardíacos, náuseas e até delírios nas quatro primeiras semanas de uso. Dor de cabeça e tontura também são observadas em alguns casos.
===============================================================

Deputado Carlos Augusto sugere plebiscito para discutir desmembramento de área entre Parnamirim e Macaíba

carlosaugustoal
O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) encaminhou, nesta semana, requerimento, na Assembleia Legislativa do RN, solicitando a realização de um plebiscito para ouvir a população na comunidade de Bela Vista, localizada entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, sobre o desmembramento e anexação dessa área. “Em seguida, vamos apresentar um projeto de lei ratificando ou redefinindo os referidos limites nos termos da Constituição Federal e com base no resultado deste plebiscito’, observou o parlamentar.
Atualmente, os habitantes dessas comunidades convivem com o drama da indefinição sobre a que município pertence e, assim, a quem devem recorrer para as suas demandas por serviços públicos e obras de infra-estrutura, tais como coleta de lixo, correios, atendimento nos postos de saúde, entre outros.
“A problemática se estende por vários anos, desde que surgiram controvérsias e disputas em torno da linha geográfica divisória entre os municípios, definidas em lei e aferida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o que resultou em sério problema para os moradores daquela área – que passou a ser conhecida vulgarmente por ‘NEM’ – ‘Nem Parnamirim, Nem Macaíba’”, relembra Carlos Augusto Maia.
=======================================================================goria

Com menos de 20% de sua capacidade, açude de Coremas tem água desviada para irrigar plantações no RN

coremas
O açude de Coremas está com 19% de sua capacidade de armazenamento. Suas águas, no entanto, tem sido usadas para irrigação em municípios do Rio Grande do Norte. A denúncia foi feita pela Frente Parlamentar da Água, durante audiência pública ocorrida neste sábado (28), em Pombal.
A população se preocupa. Segundo o presidente da Frente, o deputado Jeová Campos (PSB), revelou que o caso será levado ao conhecimento da Agência Nacional das Águas (ANA), que gerencia a distribuição da água no país. “Não podemos deixar isso acontecer, pois vivemos um momento complicado, com o desabastecimento sendo uma realidade em muitas cidades paraibanas, especialmente naquela região”, declarou Jeová. O volume do açude já está baixo, e as chuvas não estão sendo suficientes para reabastecer o reservatório.
=
=======================================================================

Pré-candidatos querem apoio de Robinson Faria

Os pré-candidatos começam buscar o apoio do governador do estado, Robinson Faria, para o pleito de 2016. Em Alto do Rodrigues, o ex-prefeito Eider Medeiros, se apresentam como o candidato do chefe do Executivo estadual. O secretário-adjunto do Gabinete Civil, Júlio César, também deseja ao apoio para disputar a prefeitura de Ceará-Mirim.

===============================================================

Jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morre em São Paulo

Beatriz Thielmann
A jornalista Beatriz Thielmann, da TV Globo, morreu em São Paulo neste domingo (29). A repórter tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Ela deixa dois filhos e dois netos. Em nota, a Rede Globo diz: “Para os colegas, a perda é irreparável. A direção da Globo ressalta que Beatriz era uma profissional brilhante e uma colega de trabalho sem igual”.
Com mais de 30 anos de carreira, Beatriz Theilmann cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio.
=================================================================

Técnico Bernardinho estará em Natal para falar de esportes e responsabilidade social

bernardinho
Liderança, determinação e responsabilidade social serão os valores abordados por Bernardo Rocha de Rezende – o Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, durante palestra realizada pela Universidade Potiguar, que acontecerá hoje (30), na Unidade Roberto Freire, às 8h30.
A palestra é somente para convidados, entre eles, alunos da primeira série e docentes do curso de Educação Física, além dos alunos do Instituto Compartilhar, projeto social idealizado por Bernardinho, que em Natal atende 200 crianças de escolas públicas em parceria com a Universidade Potiguar, Colégio CEI Romualdo e Vôlei Club Natal.
Na oportunidade, o palestrante vai bater um papo com os convidados sobre a importância dos esportes como elemento fundamental no processo educacional e na inclusão social. Bernardinho é ex-jogador de vôlei, já foi técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, e desde 2001 é técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Em sua carreira já são somados mais de 30 títulos importantes, tanto como jogador, como técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário