sábado, 3 de janeiro de 2015

Secretário de Turismo do RN é autuado por dirigir na beira da praia


03/01/2015

Ruy Gaspar também foi autuado porque estava sem habilitação.
Outras 30 pessoas foram notificadas por dirigirem na orla das praias.

Do G1 RN
Operação Orla Segura começou em dezembro e segue até o carnaval (Foto: Anderson Barbosa/G1)Operação Orla Segura começou em dezembro e segue até o carnaval (Foto: Anderson Barbosa/G1)
O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, foi autuado pela Polícia Militar neste sábado (3) por dirigir na beira da praia de Barra de Maxaranguape, uma área proibida para o tráfego de veículos. Ele também foi autuado por estar sem a carteira de habilitação. A Operação Orla Segura autuou outras 30 pessoas por dirigirem na orla das praias. Uma pessoa ainda foi autuada por embriaguez e teve a CNH recolhida.
O G1 tentou falar com o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, mas o celular estava desligado.
Até o início da tarde deste sábado foram fiscalizadas as praias de Jacumã, Pitangui, Porto-Mirim, Barra de Maxaranguape, Muriú e Zumbi. Quatro equipes da PM e Detran, coordenadas pelo tenente Styvenson Valentim, atuaram na operação.
A Operação Orla Segura tem como objetivo dar segurança a banhistas e coibir embriaguez ao volante, começou em dezembro e segue até o carnaval.
Neste sábado (3), 31 pessoas foram autuadas (Foto: Anderson Barbosa/G1)Neste sábado (3), 31 pessoas foram autuadas
(Foto: Anderson Barbosa/G1)
O artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é usado pelo Detran do Rio Grande do Norte  para autuar motoristas que transitam em locais proibidos. Considerada uma infração média, a penalidade para quem for autuado é de multa no valor de R$ 83. O condutor ainda perde quatro pontos na carteira de habilitação. Os veículos autuados não são apreendidos. Os agentes de trânsito pedem aos motoristas para que retirem os veículos do local não permitido e estacionem ou trafeguem em via apropriada. Se a orientação for desobedecida, o veículo é apreendido.
Abaixo, veja quais são as praias onde o trânsito de veículos é proibido, e quais os trechos permitidos (apenas para veículos credenciados e/ou devidamente autorizados pelo Detran) nos quais o condutor não pode ultrapassar o limite de 50 quilômetros por hora.
Litoral Norte - Praias com acesso de veículos PROIBIDO

Redinha Velha;
Redinha Nova;
Santa Rita;
Jenipabu (trecho entre o box da APCBA até a balsa do rio Ceará-Mirim);
Graçandu;
Pitangui;
Jacumã;
Porto-Mirim;
Muriú;
Barra de Maxaranguape.

Litoral Norte - Praias com acesso de veículos PERMITIDO (até 50 km)

Santa Rita/Jenipabu (trecho entre o Bar 21 até o Bar do Pedro, utilizando-se da trilha de mão dupla);
Acesso ao embarque e desembarque das balsas da Barra do Rio Ceará-Mirim (iniciando a partir do encontro do Rio Ceará-Mirim com o mar, logo após a travessia da balsa estendendo-se por aproximadamente 500 metros  da orla, após a última barraca, onde o veículo deverá pegar a estrada asfaltada);
Acesso ás barracas de Graçandu (após o povoado de Pitangui, na altura do antigo 'Roller', terminando na primeira subida após o restaurante Jacumã (Jacó) na praia de Jacumã):
Acesso às barracas da praia de Muriú (trecho após as casas de veraneio de Muriú até a balsa de Barra de Maxaranguape, onde o veículo deverá trafegar pelas ruas centrais da cidade, tendo acesso à praia apenas a partir do Cabo São Roque)
Litoral Sul - Praias com acesso de veículos PROIBIDO

Via Costeira;
Ponta Negra;
Cotovelo;
Pirangi do Norte;
Pirangi do Sul;
Pirambúzios;
Búzios;
Tabatinga;
Camurupim;
Barreta;
Tibau do Sul;
Pipa;
Praia do Amor;
Afogados;
Cancela;
Praia das Minas;
Pedra D'água;
Sibaúma;
Barra de Cunhaú (trecho da barraca do Baiano até as proximidades do rio Curimataú).
Litoral Sul - Praias com acesso de veículos PERMITIDO (até 50 km)

Trecho de praia após a praia de Barreta (Malembá) até a travessia de balsa da Lagoa de Guaraíra;
Trecho de praia iniciado a partir do Pontal de Barra de Cunhaú;
Morro da Cotia;
Praia de Olho D'água;
Morro Amarelo;
Andorinha;
Praia do Porto;
Praia do Presídio (seguindo pelas ruas da cidade de Baía Formosa;
Trecho de praia iniciado após o Hotel Chalemar;
Praia de Bacopari;
Praia do Farol;
Barreirinha;
Praia de João dos Santos;
Cachoeira;
Praia do Urubu;
Cotia;
Sagi;
Guajú (até a travessia de balsa do Rio Guajú).
Baixa estação
Segundo o Detran, durante a baixa estação, período entre os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro, até o dia 20 de dezembro, ficam os veículos credenciados autorizados a circularem nos locais proibidos, com exceção dos finais de semana e feriados, considerando também os feriados imprensados.
Outro ponto destacado pela regulamentação do Detran, é a proibição, permanente, de qualquer acesso de veículos à praia de Barra de Cunhaú no trecho entre a barraca do Baiano até as proximidades do riu Curimataú, em qualquer período do ano, em razão de a área ser de preservação ambiental para a desova de tartarugas marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário