Do Macaíba no Ar: A criminalidade em Macaíba no ano de 2014 teve redução no número de homicídios e aumentos em assaltos e roubos em relação a 2013. Em 2013 ocorreram 104 homicídios, alguns de grande repercussão no estado, como o caso da criança que foi utilizada como escuto em uma execução no Bairro Campo da Santa Cruz. Mesmo 2013 sendo o ano mais violento na cidade, os crimes estavam mais voltado a execução de pessoas que tinham em sua maioria envolvimento com tráfico de drogas, com exceção de poucos casos.
Em 2014 dados não oficiais mostram que ocorreram em Macaíba 68 crimes de homicídios, colocando mais uma vez a cidade entre as cinco mais violentas do estado. O número em comparação a 2013 é bem menor, o que representa em torno de pouco mais de 32% na redução das mortes violentas. O dado é bom, pois mostra que o estado conseguiu evitar e reduzir a criminalidade neste ponto em Macaíba.
Já em relação aos roubos e assaltos a situação não é a mesma, onde  vários casos foram registrados de assaltos a comércios. Os crimes ocorreram com grande frequência na região central da cidade, onde teve períodos do ano que era registrado mais de dois assaltos por dia, um número alarmante, onde fez com que a população não saísse de casa.