terça-feira, 15 de abril de 2014

Diretora de Alcaçuz assume comando do sistema penitenciário do RN


15/04/2014

Dinorá Simas passou 1 ano e 9 meses sem registrar fugas na penitenciária.
Segundo ela, mudança na coordenação será publicada nesta quarta-feira (16).

Rafael Barbosa Do G1 RN
3 comentários
Dinorá Simas, diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz/RN (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Dinorá Simas, diretora da Penitenciária Estadual
de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)
A diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a agente penitenciária Dinorá Simas, afirma que vai assumir a Coordenadoria da Administração Penitenciária (Coape) do Rio Grande do Norte. Segundo ela, a mudança será publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (16). Ela substitui o major Castelo Branco, que pediu para deixar o cargo. Dinorá foi a primeira mulher a dirigir Alcaçuz - a maior penitenciária do estado - e também é a primeira mulher a assumir o comando do sistema prisional potiguar.
“O convite foi feito pelo secretário de Justiça e da Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa”, revelou Dinorá. Ela assumiu a direção de Alcaçuz no dia 17 de julho de 2012. Desde então, segundo ela, nenhum preso conseguiu fugir da unidade. Em 3 de outubro daquele ano, três detentos chegaram a pular o muro da penitenciária, mas dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil disparado pela guarda. No último dia 26 de março, dois túneis foram descobertos e mais uma tentativa de fuga foi abortada na unidade.
“O Rio Grande do Norte possui 6.200 pessoas presas, com um déficit carcerário que chega quase à metade deste número. Vamos trabalhar para tentar resolver este problema”, disse Dinorá.
O G1 tentou falar com o atual coordenador do sistema, mas ele não atendeu as ligações. Castelo Branco deixa o cargo após repercutir nacionalmente o caso do agente penitenciário Rondinelle Santos, então diretor do Complexo Penal João Chaves, suspeito de ter levado três presos para trabalharem na reforma da sua própria casa, na Grande Natal. Rondinelle foi preso no sábado passado (12) e passou um dia na cadeia.
Nesta terça-feira (15), o agente foi oficialmente exonerado do cargo. Além disso, uma sindicância foi instaurada para investigar as supostas infrações. Uma comissão de três servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) foi nomeada para apurar se houve crimes de corrupção e improbidade administrativa.
Ainda nesta terça, sete detentos fugiram do Complexo Penal João Chaves, que fica na zona Norte de Natal. Os presos abriram um buraco no telhado da unidade e usaram uma corda para pular o muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário