quarta-feira, 29 de maio de 2013

.TEN.CEL.JOSIMAR DE LIMA PARTICIPA DA ABERTURA DA 5ª CONFERENCIA NACIONAL DAS CIDADES


5ª Conferência das Cidades teve balanço bastante positivo

Autoridades integrantes da mesa diretora
Autoridades integrantes da mesa diretora
A 5ª Conferência das Cidades, realizada no Centro de Convivência Pax Club, na última terça-feira (28), foi considerada bastante profícua. De acordo com a analista municipal, especialidade de Biologia, e uma das coordenadoras, Marcela Gomes, a conferência foi surpreendente no sentido positivo, devido ao fato de ter havido uma participação popular “perfeita”, com representação dos mais diversos segmentos sociais, tais como: Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, entidades acadêmicas, ONGs, movimentos sociais e organizações sindicais. O evento teve início com uma apresentação teatral do grupo Filhos da Arte acerca da conscientização para as políticas de acessibilidade e mobilidade urbana. Em seguida, as autoridades presentes, inclusive o prefeito Fernando Cunha, fizeram seus discursos. Fernando destacou que ninguém governa sozinho, já que toda administração pública precisa da participação popular, a qual considerada como um “alicerce da administração”.
Já o responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Antônio Carlos Matos, enfatizou que, assim como não existem duas pessoas iguais, também não existem duas cidades iguais, pois cada cidade tem suas particularidades, problemas e especificidades. Antônio ainda destacou: “Somos eternos transformadores do espaço urbano”. Por conseguinte, a necessidade do “poder criativo de cada gestor para administrar a sua cidade”. Em seguida, houve as palestras, as quais foram realizadas pelos conferencistas Eudja Mafaldo e Alexandro Ferreira. Ambos especialistas em questões urbanísticas e ambientais. Eudja destacou os principais pontos que seriam discutidos durante a conferência em questão, entre eles a questão da mobilidade urbana. Alexandro Ferreira enfatizou a temática do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU) e os instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial. Alexandro ainda acrescentou a premente necessidade de decidir os investimentos públicos em conjunto com a população.
Na sequência, foram discutidas e escolhidas as propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual. Ao todo, foram aprovadas de forma democrática, em plenária com participação popular, 24 propostas. Dessas 24 propostas, 10 foram consideradas como prioritárias, as quais são: 1) Criar um plano de mobilidade que integre a questão do trânsito e transporte, melhorando o acesso às comunidades rurais e bairros mais distantes; 2) Implantar um plano de saneamento ambiental da área urbana e comunidades rurais, incluindo drenagem, pavimentação, coleta e disposição de resíduos sólidos, abastecimento de água, entre outros tópicos; 3) Instituir o Plano de Regularização Fundiária do município, através de parcerias entre Executivo, Legislativo e Judiciário; 4) Efetivar o fundo de urbanismo previsto no Plano Diretor Municipal; 5) Ordenamento do desenvolvimento industrial, com interiorização das indústrias; 6) Expansão do transporte público municipal (interbairros e comunidades rurais; 7) Aproveitamento hídrico da Barragem de Tabatinga e recuperação do Rio Jundiaí; 8) Diminuição ou parcelamento de tributos para a regularização de imóveis e isenção, em caso da família ser considerada como de baixa renda; 9) Promover a pavimentação, ligando as áreas urbanas e rurais; 10) Condicionar a implantação de novos conjuntos, loteamentos, condomínios e comunidades à existência de mobilidade urbana e a prestação de serviços básicos.
No total, foram eleitos sete delegados, oriundos de todos os segmentos que estavam sendo representados nas discussões e composições das propostas, os quais são: Antônio Carlos Matos de Oliveira (Executivo); Auri Alaécio Simplício (Executivo); Rodrigo de Lima Nasser (Legislativo); Francisco Romerito Gomes (entidades acadêmicas); José Olinto Gomes (movimentos sociais); Romilson Pinheiro Cavalcante (movimentos sociais) e José Evaldo de Souza (organizações sindicais). Os supramencionados delegados irão participar da conferência estadual e, inclusive, alguns deles poderão marcar presença na nacional, caso sejam eleitos na estadual. 
Texto: Andry Morais
Foto: Dejackson A. Farias
Assecom-PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário