quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lewandowski rejeita pedido de liberdade de líder da greve da PM baiana


André Richter
Da Agência Brasil, em Brasília
  • Lucio Tavora/ Ag. A Tarde
    Marco Prisco, líder do movimento grevista da PM da Bahia
    Marco Prisco, líder do movimento grevista da PM da Bahia
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido para libertar o líder do movimento grevista da Polícia Militar (PM) da Bahia, Marco Prisco. O ministro entendeu que o pedido de prisão foi fundamentado e a prisão deve ser mantida.
Ele foi preso em Salvador, na sexta-feira (18), mas foi transferido para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, porque a ordem judicial determina que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal. Prisco é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e vereador pelo PSDB em Salvador.
Na decisão, o ministro também afirma que a jurisprudência do STF é clara no sentido de proibir greve de policiais.
"Se a jurisprudência deste tribunal caminha para não admitir o direito de greve aos policiais civis – para os quais não há vedação expressa na Constituição –, não poderia permitir, em razão de proibição expressa, a greve de policiais militares armados – com invasão e ocupação de quartéis e de prédios públicos, depredação e incêndio de veículos, interdição de rodovias, entre outros atos de terror e vandalismo", disse Lewandowski.
Prisco liderou um movimento grevista dos policiais militares da Bahia, que foi encerrado na última quinta-feira (17). A prisão dele, no entanto, foi motivada por outra greve, também encabeçada pelo vereador, em 2012. No ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por crimes praticados contra a segurança nacional durante essa paralisação.
Policiais militares na Bahia chegaram a considerar um aquartelamento, em repúdio à prisão de Prisco. O comando da Polícia Militar da Bahia e a própria Aspra, no entanto, recomendaram que os policiais trabalhassem normalmente.
Ampliar

Greve da PM na Bahia42 fotos

42 / 42
19.abr.2014 - Policiais militares da Bahia voltam ao trabalho após o fim da greve desta semana, que se estendeu por cerca de dois dias entre terça-feira (15) e quinta-feira (17). Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, os policiais ensaiam uma "operação tartaruga" em Salvador, sem transitar pelas ruas principais da capital baiana ou atuar de forma ostensiva Leia mais Joel Silva/ Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário